sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

E porque nem hoje, nem nunca irei apagar este post!




Este é o livro que resultou em parceria com uma Galeria nacional e conceituada.
Até aqui parece uma história fantástica com um óptimo reconhecimento artístico e pessoal. Mas nada disto aconteceu!!!

Em 2015 fui convidada por uma galeria, que não vale a pena dizer o nome, para fazer um pequeno livro de autor para um evento natalício. Para além de 3 desenhos que prometi fazer do meu projecto “enjoo de arte”. O projecto que me fez tornar artista residente desta conhecida galeria lisboeta.

Brutal! Era o meu momento em ascensão… Mas… Não!… foi mesmo o meu momento de cair de cu!!!

Estava tudo preparado, a galeria orgulhosa por eu ter ganho um prémio com o Odisseia, queria apostar neste projecto. A questão, é que nunca ganhei um prémio,  mas sim, fiz uma entrevista ao P3!!! Mas ok, bora lá fazer o livro. 

Tive 2 semanas para o fazer. Repito 2 semanas!!! Trabalhei arduamente após o meu trabalho a tempo inteiro na CMTV e com a Beatriz que tinha 1 ano… super mãe em modo moura!

Fui convidada a ir a casa de um artista de grande nome, que não vou aqui revelar, fui muito bem recebida e adorei toda a conversa que tive dentro daquela sala. Ali iria ser a gráfica que iria imprimir e encadernar o abençoado livro. Aprendi a preparar o livro para a impressão e fui trabalhar que nem uma louca para que tudo resultasse em tempo útil.

Com tudo feito e agendado, andava com uma hiper comichão de ninguém querer ver o livro… todos desconheciam o conteúdo.  E isso fez-me muita espécie. Pego nas coisas e envio o livro por email para a galeria ver antes de começarmos na gráfica.

Público um post de toda esta radiante aventura, começo a ter muitas encomendas para o Sr.livro que estava prestes a nascer.
Aqui terminaria a história com um “…. E foram felizes para sempre”.

Mas comigo nunca nada foi fácil, por isso, recebo um telefonema da galeria. E puta que pariu para aquilo que ouvi. Começaram por ordenar que apagasse o post do meu blog, pois não podia falar assim da galeria e do artista…. Foda-se! Nunca faltei ao respeito, pelo contrário, minha senhora! E onde está a liberdade de expressão. E onde está a luta do 25 de Abril.?! Voltámos ao salazarismo?!

Mas burra e ingênua e revoltada… apaguei.

Depois continuaram, acrescentado que o livro não iria ser editado por eles. O quê?! Faltavam 4 dias! Tinha encomendas, pessoas à espera… Que falta de respeito, de valores, de tudo… fuck!

E não ia ser feito, porque estiveram a ver o odisseia e afinal é tudo muito brejeiro, mesquinho, histórias que revelam muito da minha vida íntima, não é artístico, roça o popular, o bronco… sugeriram que mudasse de nome no odisseia para um pseudônimo para não cruzarem com o meu trabalho artístico que é notável e de louvar.

Merda para isto tudo… então não conheciam o teor do odisseia?! Que mundinho de mentalidades retardadas!!!

Mesmo assim fui à galeria e entreguei a porra dos 3 desenhos prometidos que fiz em 10 minutos. 
Aquilo sim, era arte com A grande! Foda-se… Que estupidez!

Venderam os desenhos no evento que foi um sucesso. Nunca fui buscar a minha percentagem de 50%. Nem fui ao evento…. Nunca mais entrei naquele sítio e deixei de ser artista residente.

Sozinha fiz os livros para as pessoas que tinham encomendado. Não faltei à minha palavra. Não mudei de nome.

Mas nunca mais quis saber da arte das galerias. Nunca mais pintei. Deixei esses perus e peruas que só se interessam pelo pseudo crítico artístico do caralho que lhes foda!

Que seja brejeira para todo o sempre e que esta história fique registada.
Problema a quem servir o carapuço, porque um dia tinha de ser!

E porque nem hoje, nem nunca irei apagar este post!

Sem comentários:

Enviar um comentário